Ferneto
 
 
  NOVIDADES  »  Notícias  »  "PÃO DAS MULHERES" de Mouette Barboff
 

22-02-2017

Mouette Barboff, uma personalidade bastante reconhecida no “mundo da panificação” com vários livros publicados em Portugal e em França, onde se destaca o livro “A tradição do Pão em Portugal” lançou mais uma obra para a “biblioteca do pão”.

O livro “Pão das Mulheres, pão legítimo” é uma obra de grande valor etnológico que tem por base uma minuciosa investigação em várias regiões de Portugal, realizada por Mouette Barboff entre os anos de 1980 e 1990, que retrata diferentes costumes, técnicas e experiências na arte de fazer pão.

Enquanto folheamos o livro, facilmente somos deparados por narrações verdadeiramente genuínas do povo português que evidenciam o contexto social sobre crenças e rituais... Laurinda de 71 anos, uma das figuras referenciadas no livro, termina a amassadura fazendo uma cruz sobre cada "pilhada de massa", recitando:

São Vicente d’acrescente
São João te faça pão
Nossa Divina Senhora
Te ponha a sua mão

Esta é uma viagem a três regiões do nosso país, vivida com muito respeito e carinho pelo pão português que irá certamente contagiar todos os apaixonados pela tradição, cultura e padaria portuguesas.

Esta iniciativa é mais uma prova de que a panificação portuguesa é um património que importa valorizar no seu todo, pois transmite a nossa identidade como povo contribuindo para o enriquecimento de Portugal enquanto nação.

Saiba mais informações sobre o livro “Pão das Mulheres” que conta com o apoio da empresa Ferneto em www.ancora-editora.pt.

 



Leia outras notícias
aqui.

 
 
« voltar atrás
MUNDO FERNETO
 
PORQUÊ FERNETO?
 
SUSTENTABILIDADE
 
EQUIPAMENTOS - MÁQUINAS / PADARIA
 
GRUPO FERNETO
 
NOVIDADES
 
CONTACTOS
 
Copyright © 2013 Ferneto. Developed by Palo Alto
Aviso legal Siga-nos: